Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2007

Sobre o Pico

Feita a narrativa da subida ao Pico, permitam-me as as seguintes reflexões:

Quase todas as povoações estava situadas à beira mar e a população em grande parte dedicav-se  à vida marítima, essencialmenteà caça das baleia e comércio de óleos.
As povoações mais desenvolvidas seriam o Cais( leia-se S. Roque ), a Lages, a Calheta e a Madalena.
Embora já frequente a subida à montanha do Pico em 1939, nos princípios do século era de difícil ascensão e contavam-se as pessoas que a tinham realizado.
Tal como agora, já havia guias.Mas portadores de víveres agora são um luxo!
As dificuldades do terreno seriam enormes.Até os cavalos não passavam das chamadas Criações ( onde ficam?).
No fim do primeiro dia de viagem, só conseguiram atingir uma furna, onde por um buraco se podia lançar uma pedra sem se ouvir o eco da sua queda no fundo.Que furna? A de S. Matias?
Seria costume lançar fogo às urzes secas para iluminar a encosta.As dificuldades da subida não se alteraram, mas estranho que no mês de Julho, de manhã, no alto do Pico a temperatura estivesse abaixo de zero.Mas a aguardente do Pico já fazia milagres na altura...
Também não se alterou a beleza do nascer do dia, as deslumbrantes vistas para o Faial, S. Jorge, Graciosa e Terceira.E para o próprio Pico!E para o mar imenso,a perder de vista!

A não perder uma subida ao Pico! Se até uma velhinha de 80 anos o fez!

tags:
publicado por viajantenocanal às 21:09
link do post | favorito
De Valter Medeiros a 2 de Setembro de 2009 às 13:31
Caro amigo Viajante do Canal:

Encontrei este blog por acaso enquanto fazia pesquisas sobre a história da montanha do Pico para um livro que estou a escrever, que servirá de guia de campo para a montanha.
Neste livro estarão incluídos temas como a biologia e geologia da montanha, o enquadramento legal, o clima da montanha e a história das subidas à montanha.
Este relato para mim foi como se tivesse encontrado uma mina de ouro, pois tem-me sido muito difícil de encontrar informação deste tipo.
Gostava de saber se está interessado em colaborar comigo neste capítulo do livro, a história da montanha. Gostava de saber se estaria interessado em me facultar a documentação que possuí sobre este tema, ou me indicar onde a posso encontrar, pois estou na fase de conclusão do livro e este é o capítulo que me tem trazido mais dificuldades.
Claro que será mencionado no livro como colaborador, com os devidos agradecimentos, caso aceite colaborar neste projecto.
Com este projecto pretendo dar a conhecer a montanha, incluíndo toda a informação possível sobre a mesma. Ainda não existe nenhum livro específico sobre a montanha que contenha toda esta informação, o que torna bastante difícil a pesquisa sobre este tema, como constatei no meu trabalho de final de curso - a elaboração de um plano de conservação da reserva natural da Montanha do Pico baseado num estudo o mais completo possível de todas os aspectos relacionados com a mesma.
fico à espera da sua resposta (seria preferível o contacto com maior privacidade via e-mail - valtermedeiros@hotmail.com)

com os melhores cumprimentos

Valter Medeiros
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Montanha do Pico

. Sobre o Pico

. Sobre o Pico

. Sobre o Pico

. Bom Natal

. ...

. Sobre o Pico

. Sobre o Pico

. O Pico e a TAP

. A caminho do Pico

.arquivos

. Abril 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds